sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Iogurte

Primeiramente fomos à copa para inicializar a receita.
O nosso objetivo foi analisar o preparo do iogurte, e ter a conclusão de que o iogurte faz bem para o organismo.
Os materiais utilizados foram:
. 4 colheres (de sopa) de leite em pó;
.1 panela;
.pano de prato;
.1 litro de leite;
.1 pote de iogurte natural;
.recipiente para acondicionar o iogurte.
O iogurte é um gostoso e nutritivo alimento derivado do leite, que através da ação conjunta de microorganismos tem diversas atuações benéficas no nosso organismo. Ele, além de ser um alimento totalmente natural, também age recuperando a flora intestinal.
Agora vou mostrar para vocês algumas receitas:

O iogurte é feito da seguinte maneira:1) Ferve-se um litro de leite e deixa-se esfriar a uma temperatura de 30º;2) Adiciona-se 1 copo de 200g de iogurte natural;3) Colocam-se 4 colheres de leite em pó;4) Bate-se tudo no liquidificador. Modo de fazer:Deixa-se a mistura durante 24h em uma vasilha com tampa sem mexer em um local fresco e arejado, fora da geladeira. Passadas 24h, abra a vasilha, mexa bem o iogurte com uma colher, acrescente açúcar ou adoçante em pó à gosto e coloque na geladeira. Se você for fazê-lo de algum sabor, colocar a fruta ou o achocolatado na hora em que estiver batendo a mistura no liquidificador, pois não é aconselhável bater o iogurte depois de pronto.

Sugestão:Ao invés de você colocar o leite puro, se preferir, você pode colocar o leite com sabores (chocolate, banana, morango, café etc.).Você também pode colocar todos os ingredientes desnatados.

INGREDIENTES:
§ 1 copo de iogurte natural integral qualquer marca
§ 2 potes de vidros de maionese 500 g com tampa
§ 1 l de leite longa vida integral
§ Mel de abelhas
MODO DE PREPARO:
1. Esterilize os vidros antes do primeiro uso com água quente, após a esterilização coloque nos vidros a metade do copo de iogurte natural metade em um pote e metade em outro.
Complete os potes com o leite longa vida enchendo até o nível atingir a rosca do vidro.
Não encha o vidro até a boca porque o volume aumenta com a fermentação do leite.
2. Mexa com uma colher bem limpa e depois tampe os potes, após isso deixe descansar por 18 à 24 horas dependendo do clima local fora da geladeira coberto com um pano para conservar temperatura.
3. Após as horas necessárias veja se esta mais consistente e coloque os potes na geladeira, quando estiver gelado sirva com mel de abelhas , mas mexa bem para que o mel se misture bem.
4. Não misture o mel dentro do pote, pois pode utilizar esse mesmo iogurte pronto para fazer outros com a mesma quantidade do primeiro bastam adicionar leite quando estiver com cerca de dois dedos do nível do iogurte no vidro.
5. Pronto, faça iogurtes para você e sua família, vocês vão gostar.
6.Rende cerca de 800 g separando o iogurte para fazer outro.
Receita de Iogurte Caseiro
Ingredientes
1 litro de leite in natura ou leite tipo C de boa procedência, A ou B.
1 embalagem de iogurte ou coalhada de sua preferência
Modo de Preparo
Ferva o leite em vasilha fechada. Pode-se adicionar ao leite a ser fervido cerca de 3% de leite em pó para melhorar a consistência. Se desejar também pode colocar a açúcar neste momento para pasteurizar na proporção de 10%.
Após ferver, resfrie o leite até amornar. Coloque um potinho de iogurte ou coalhada, se sua preferência, misturando bem.

O iogurte natural deve estar o mais novo possível; escolha pela data de fabricação mais recente.

Adicionada à cultura (iogurte), tampe a vasilha, embrulhe-a bem ou coloque numa caixa de isopor, para manter morno o leite. É fundamental que se consiga manter esta temperatura.

Ao final de 6 a 8 horas, o iogurte estará pronto, se apresentando como coalhada firme. Coloque na geladeira.
Quando gelado pode ser consumido natural, ou adicionado de açúcar e polpas de frutas a gosto.

1)O leite
Primeiro é necessário escolher o leite de ótima qualidade para obter um produto final delicioso.

2) Pré-pasteorização , arrefecimento , adição de
Ingredientes.

A pré-pasteorização é um primeiro tratamento térmico que é feito ao leite,à 75°C.Depois o leite é adicionado ao outros ingredientes.Essa mistura é aquecida em 95°C.

O leite é colocado na pasteurização, para destruir todos os microorganismos, a fim dos fermentos do iogurte poderem posteriormente executarem a sua função corretamente,sem que a ação de outras bactérias o atrapalhem.
3)Arrefecimento
Após a pasteurização do leite com os ingredientes adicionados, este é arrefecido.
4)Inoculação de fermentos.Aquecimento e fermentação
A inoculação de fermentos e a adição das duas bactérias fermentativas que caracterizam o iogurte: Lactobacillus bulgaricus e Streptococus thermophilus

O produto é então aquecido em 42°C,temperatura ótima para que os fermentos se desenvolvam.
A fermentação é a parte em que os leites são transformados em iogurte. Esses fermentos transformam parte da lactose existente no leite

Em ácido láctico.É nessa fase que, devido no meio ácidos proteínas coagulam e o iogurte começa a ganhar sua textura característica.
5)Arrefecimento
Quando o iogurte já adquiriu as características desejadas é preciso parar a fermentação. Isto é conseguido através de um arrefecimento rápido para uma temperatura média de 4°C. As bactérias lácticas a essa temperatura ficam “adormecidas” e sua atividade é realizada devagar.
6)Mistura de frutas
É nessa fase que os aromas e as frutas são adicionados depende do produto que se quer obter.

7)Enchimento
Nessa fase enchem as embalagens e depois a fecham. Após serem embalados o produto passa por um túnel para obter a temperatura final que é 0°C e 6°C.
8)Armazenamento
Antes de ser feita a expedição, todas as operações terminam com o armazenamento final do produto ainda na fábrica onde se encontra

Entre 0°C e 6°C. Esse armazenamento é feito nas câmeras de expedição.
9)Transporte
É nos cais de expedição onde começa a viagem do iogurte. É La onde ele abandona a fábrica.
10) Conservação
Para manter o iogurte em boas condições, ele deve ser conservado em uma temperatura de 0°C e 6°C.

O iogurte faz bem para o organismo, pois ele possui bactérias benéficas para o nosso corpo, e também inibem a proliferação de bactérias causadoras de doenças no ser humano.

Piolho

INTRODUÇÃO

Queridos pais alunos e professores. Quando fizemos este trabalho, foi com a intenção que as pessoas soubessem um pouco mais sobre o piolho.Neste trabalho vamos mostra um pouco sobre o mesmo. Espero que vocês gostem!
Piolho é um inseto que não voa, e uma infestação do mesmo, é chamado de Pediculose.Esse inseto se alimenta de sangue.
O maior sintoma da Pediculose é uma coceira intensa no couro cabeludo.
Boa leitura!

O que é Pediculose?
Pediculose é uma doença causada pela infestação de piolhos. Pode-se encontrar os seguinte tipos de Pediculose em função dos três tipos de piolho que parasitam o ser humano:
1) Pediculose do Couro Cabeludo: provocada pela presença do Pediculus humanus var capitis e lêndeas presas nos fios de cabelo, atinge preferencialmente crianças em fase escolar;
2)Pediculose do Corpo: que tem como causador o Pediculus humanus var corporis (vulgarmente conhecido como
muquirana) e lêndeas que são depositadas nos pêlos e roupas dos indivíduos;
3) Pediculose Pubiana: causada pelo Phthirus pubis (vulgarmente chamado de chato) e lêndeas que são colocadas nos pêlos pubianos.

O que é piolho?
É um inseto que não voa, pode parasitar o couro cabeludo, corpo e região pubiana, se alimenta de sangue humano e vive em torno de 30(trinta) dias. Esse inseto, possui o tamanho de uma semente de gergelim. O piolho se espalha rapidamente, independente de quanto local afetado é limpo.
Dependendo da espécie, a fêmea pode colocar 300(trezentos) ovos durante a vida. Um piolho produz, em média, de 10(dez) à 12(doze) ovos por dia.Seu ovo é chamado de lêndea, fica grudado nas raízes dos fios de cabelo ou pêlos e eclodindo em 5(cinco) ou 6(seis) dias.
.Comprimento: de 15(quinze) à 30 mm(trinta milímetros) (macho), e de 15(quinze) à 35mm(trinta e cinco milímetros) (fêmea).
.Formato do corpo: achatado, e ficando arredondado após a alimentação com sangue.
.Cor: marrom
.Região onde se encontra: em praticamente todas as regiões habitadas por seres humanos.

O que são lêndeas?
Lêndeas são ovos do piolho que ficam presas ao cabelo. As lêndeas se parecem com caspas. Esses ovos tem formato alongado, com cerca de 0,8mm de comprimento e 0,3 mm de largura. As fêmeas fixam os ovos aos fios de cabelo com uma substância cimentante (seta), próximo ao coro cabeludo. A casca dos ovos (córion) é bastante resistente à penetração de substâncias, como os inseticidas. Após cerca de 7(sete) dias, de cada lêndea eclode uma ninfa de piolho. A casca da lêndea fica então vazia e presa ao cabelo. Então, as lêndeas bem próximas ao couro cabeludo, são em geral ovos vivos, dos quais ainda não eclodiram piolhos. As que estiverem a mais de 1 cm de distância nos fios de cabelo, estão aí há mais tempo. São em geral apenas as cascas dos ovos, ou seja, os piolhos já nasceram.
Veja a baixo uma lêndea grudada a um fio de cabelo:

Conseqüências:
A intensa coceira no couro cabeludo pode causar feridas que são portas abertas para infecções bacterianas, como impetigo, além do aparecimento de gânglios e stress que leva ao baixo rendimento escolar.
Transmissão:
O piolho é transmitido através do contato íntimo com pessoas contaminadas, e também pelo uso coletivo de utensílios, como:boné,pente,escova, lenço de cabeça,presilha almofada,entre outros.
Sintomas:
O principal sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, que pode ser acompanhada pelo ardor.
Tratamento:
Para você se tratar da doença Pediculose deve usa shampoos específicos (Deltacid), e medicamentos orais (Ivermectina) .

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: Reino: Animalia Filo: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Phthiraptera INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
· Este tipo de inseto alimenta-se de
sangue de animais e resíduos da epiderme, principalmente de seres humanos e outros mamíferos
· Para sugar o sangue humano utilizam uma boca adaptada para perfurar a pele e sugar o sangue
· Podem transmitir doenças ao homem como, por exemplo, a febre tifóide
· A fase reprodutiva da fêmea pode durar várias semanas. Ela costuma botar, em média, de dez a doze ovos por dia
.Os ovos de piolho são conhecidos popularmente como lêndeas. Estes ovos costumam ficar grudados nas raizes do cabelo. Costumam eclodir em cinco ou seis dias. São conhecidas e catalogadas mais de 200 espécies de piolho
· Possuem garras nas pernas que possibilitam grudar no corpo do hospedeiro

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Comprimento: de 15 a 30 mm (macho) e de 15 a 35 mm (fêmea)Formato do corpo: achatado, ficando arredondado após a alimentação com sangueCor: marromRegião onde se encontra: em praticamente todas as regiões habitadas por seres humanos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cidade Proibida

País: China - República Popular da China (Zhonghua Renmin Gongheguo - 1/10/1949)

Área: 9561 mil km2

População: 1200 milhões de habitantes

Capital: Pequim

Moeda: Renminbi (dinheiro do povo), expresso em yuans (câmbio médio:
1 yuan = 22$00)

Idiomas: Mandarim (Norte) e cantonês (Sul), além de numerosos dialetos locais

Vacinas: Nenhuma obrigatória; febre amarela e prevenção da malária recomendada para determinadas regiões, nomeadamente, do Sul do país

Documentos: Passaporte e visto

Hora: GMT mais 8 horas

Destino: Cidade Proibida, no centro de Pequim, com entrada na Praça Tian'an men. A cidade-museu está aberta das 8h30 às 17h, mas recomenda-se que reserve um dia inteiro para a visita. Além dos pavilhões e palácios do eixo central, apenas se pode visitar um terço da Cidade Proibida. O preço do bilhete de entrada é de 40 Yuan.

Guias: China - A Travel Survival Kit - Lonely Planet.

Acesso: De táxi ou de bicicleta.

Clima: Temperado ao longo de grande parte do ano, contudo, bastante mais frio e úmido nos meses de Inverno. Outono e Primavera são, provavelmente, as melhores estações do ano para visitar Pequim.

Equipamento indispensável: Nenhum, em particular.

Sobre: A Cidade Proibida ocupa uma área de 72 hectares em pleno centro de Pequim (um retângulo com 760 metros, de Este para Oeste e 960 metros, de Norte para Sul), rodeados por um metros de largura, numa extensão de 3800 metros. Dispõe de quatro torres de vigia em cada canto e de quatro portas de entrada, igualmente, eixo central da cidade), a Porta da Vontade Divina (a Norte) e as portas Floridas de Este e de Oeste. Os antigos imperadores acreditavam viver no centro do Universo e que a linha do meridiano passava pelo meio da Cidade Proibida.
Ao longo de praticamente cinco séculos (491 anos), viveram na Cidade Proibida um total de 24 imperadores - 14 da Dinastia Ming e 10 da Dinastia Qing -, com as suas cortes de eunucos, esposas e concubinas.
Puyi, o Último Imperador, que subiu ao trono com 2 anos de idade (em 1908) foi derrubado pela revolução republicana de 1911. Abdicou no ano seguinte, mas ficou autorizado a viver nos palácios da Cidade Proibida até 1924, onde chegou a mandar construir um campo de tênis (ainda hoje existente), na mais pura tradição britânica que lhe era ministrada pelo seu preceptor inglês. O recinto só foi aberto ao público em 1949.
A construção da Cidade Proibida iniciou-se ao quarto ano de reinado do Imperador Yongle, o terceiro da Dinastia Ming, completando-se 14 anos depois, em 1420. De acordo com algumas estimativas, envolveu cerca de um milhão de operários, dos quais 100 mil artesãos especializados. A madeira necessária para a construção da grande maioria dos palácios e pavilhões, foi transportada do Sul do país, sobretudo, das províncias de Sichuan, Hunan e Guizhou. As pedras vieram do Distrito de Fangshan, não muito longe de Pequim.
O amarelo é a cor predominante na Cidade Proibida e era quase exclusivamente usada pelos imperadores. Para os seus antepassados, os cinco elementos do universo eram o ouro, a madeira, a água, o fogo e a terra, a principal, à qual atribuíam a cor amarela. Apenas a biblioteca real tinha uma cobertura negra (cor atribuída à água), como forma de proteger o edifício dos riscos de incêndio. Muitos dos edifícios foram reconstruídos diversas vezes, pelo que, a maioria dos atualmente existentes, data do século XVIII.
Quase totalmente construída em madeira, a Cidade Proibida vivia no pavor dos incêndios, geralmente, provocados por descuidos com lampiões, fogos de artifício, raios (os primeiros pára-raios só foram instalados em 1953) ou premeditados por eunucos e oficiais que enriqueciam à conta das obras de reconstrução. A título de prevenção, foram colocados centenas de largos vasos de ferro (18 dos quais recobertos a ouro) nos diversos pátios, usados para armazenar água em caso de incêndio. No Inverno, acendiam-se fogueiras para impedir a água de congelar.
No eixo central da Cidade Proibida, encontram-se três grandes pavilhões - o Pavilhão da Harmonia Suprema (igualmente conhecido pelo "Pavilhão do Trono"), o Pavilhão da Harmonia Central (reservado para um descanso ou ensaios de discursos do Imperador) e o Pavilhão da Harmonia Preservada (vocacionado para banquetes e exames) -, conhecidos pela Corte Exterior, onde o Imperador recebia as autoridades provinciais e conduzia os destinos do país. O Imperador, as suas mulheres e concubinas viviam na Corte Interior, nos palácios da Pureza Celestial, Tranqüilidade Terrestre e da União Celeste e Territorial. Seis palácios a Este e outros seis, a Oeste, completavam a disposição dos edifícios, que alojavam 70 mil eunucos e cerca de três mil concubinas. As pessoas comuns estavam proibidas de entrar na cidade. No topo Norte da cidade, figurava o jardim imperial, com 12 metros quadrados e construído na mais pura tradição chinesa e um excelente local para descansar depois de uma longa visita.
Ao todo, existem 800 edifícios com 9999 quartos e meio no conjunto de palácios da Cidade Proibida e este fato insólito deve-se à exclusividade do número 10000 ser atribuído ao Imperador, a título de desejo de longevidade. De igual modo, nenhum edifício de Pequim podia exceder em altura o do Pavilhão da Harmonia Suprema (a maior estrutura chinesa em madeira ainda de pé). O Imperador considerava-se a si próprio como o filho do Paraíso, nascido para governar o país e, logo, ocupando a posição mais elevada. Esta é, também, a razão pela qual não existe qualquer árvore na maior praça da Cidade Proibida - frente ao Pavilhão da Harmonia Suprema, com uma área de 10 mil metros quadrados -, além do receio de um atentado a partir de uma emboscada nas árvores. Para mais, uma árvore numa praça representava a palavra "problema" e o Imperador era supersticioso ao ponto de acreditar que poderia trazer problemas sem fim ao seu reinado.
Apesar de fortemente guardado e de governar no poder mais absoluto, o Imperador vivia obcecado com a idéia de ser assassinado e trocava de quarto praticamente todas as noites. Só os eunucos mais próximos sabiam onde dormia no final de cada dia.
Os pavilhões reservados aos aposentos privados do Imperador Qianlong e da Imperadora Regente Cixi, são hoje utilizados para expor os tesouros e jóias da família real. Os objectos expostos constituem, apenas, uma ínfima parte do espólio outrora existente no palácio. Estima-se que a maior parte tenha sido desviada pelos japoneses, durante os anos de ocupação e para Taiwan, em 1949, pelos adeptos do Kuomintang, na véspera da tomada da China pelos comunistas.