sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Iogurte

Primeiramente fomos à copa para inicializar a receita.
O nosso objetivo foi analisar o preparo do iogurte, e ter a conclusão de que o iogurte faz bem para o organismo.
Os materiais utilizados foram:
. 4 colheres (de sopa) de leite em pó;
.1 panela;
.pano de prato;
.1 litro de leite;
.1 pote de iogurte natural;
.recipiente para acondicionar o iogurte.
O iogurte é um gostoso e nutritivo alimento derivado do leite, que através da ação conjunta de microorganismos tem diversas atuações benéficas no nosso organismo. Ele, além de ser um alimento totalmente natural, também age recuperando a flora intestinal.
Agora vou mostrar para vocês algumas receitas:

O iogurte é feito da seguinte maneira:1) Ferve-se um litro de leite e deixa-se esfriar a uma temperatura de 30º;2) Adiciona-se 1 copo de 200g de iogurte natural;3) Colocam-se 4 colheres de leite em pó;4) Bate-se tudo no liquidificador. Modo de fazer:Deixa-se a mistura durante 24h em uma vasilha com tampa sem mexer em um local fresco e arejado, fora da geladeira. Passadas 24h, abra a vasilha, mexa bem o iogurte com uma colher, acrescente açúcar ou adoçante em pó à gosto e coloque na geladeira. Se você for fazê-lo de algum sabor, colocar a fruta ou o achocolatado na hora em que estiver batendo a mistura no liquidificador, pois não é aconselhável bater o iogurte depois de pronto.

Sugestão:Ao invés de você colocar o leite puro, se preferir, você pode colocar o leite com sabores (chocolate, banana, morango, café etc.).Você também pode colocar todos os ingredientes desnatados.

INGREDIENTES:
§ 1 copo de iogurte natural integral qualquer marca
§ 2 potes de vidros de maionese 500 g com tampa
§ 1 l de leite longa vida integral
§ Mel de abelhas
MODO DE PREPARO:
1. Esterilize os vidros antes do primeiro uso com água quente, após a esterilização coloque nos vidros a metade do copo de iogurte natural metade em um pote e metade em outro.
Complete os potes com o leite longa vida enchendo até o nível atingir a rosca do vidro.
Não encha o vidro até a boca porque o volume aumenta com a fermentação do leite.
2. Mexa com uma colher bem limpa e depois tampe os potes, após isso deixe descansar por 18 à 24 horas dependendo do clima local fora da geladeira coberto com um pano para conservar temperatura.
3. Após as horas necessárias veja se esta mais consistente e coloque os potes na geladeira, quando estiver gelado sirva com mel de abelhas , mas mexa bem para que o mel se misture bem.
4. Não misture o mel dentro do pote, pois pode utilizar esse mesmo iogurte pronto para fazer outros com a mesma quantidade do primeiro bastam adicionar leite quando estiver com cerca de dois dedos do nível do iogurte no vidro.
5. Pronto, faça iogurtes para você e sua família, vocês vão gostar.
6.Rende cerca de 800 g separando o iogurte para fazer outro.
Receita de Iogurte Caseiro
Ingredientes
1 litro de leite in natura ou leite tipo C de boa procedência, A ou B.
1 embalagem de iogurte ou coalhada de sua preferência
Modo de Preparo
Ferva o leite em vasilha fechada. Pode-se adicionar ao leite a ser fervido cerca de 3% de leite em pó para melhorar a consistência. Se desejar também pode colocar a açúcar neste momento para pasteurizar na proporção de 10%.
Após ferver, resfrie o leite até amornar. Coloque um potinho de iogurte ou coalhada, se sua preferência, misturando bem.

O iogurte natural deve estar o mais novo possível; escolha pela data de fabricação mais recente.

Adicionada à cultura (iogurte), tampe a vasilha, embrulhe-a bem ou coloque numa caixa de isopor, para manter morno o leite. É fundamental que se consiga manter esta temperatura.

Ao final de 6 a 8 horas, o iogurte estará pronto, se apresentando como coalhada firme. Coloque na geladeira.
Quando gelado pode ser consumido natural, ou adicionado de açúcar e polpas de frutas a gosto.

1)O leite
Primeiro é necessário escolher o leite de ótima qualidade para obter um produto final delicioso.

2) Pré-pasteorização , arrefecimento , adição de
Ingredientes.

A pré-pasteorização é um primeiro tratamento térmico que é feito ao leite,à 75°C.Depois o leite é adicionado ao outros ingredientes.Essa mistura é aquecida em 95°C.

O leite é colocado na pasteurização, para destruir todos os microorganismos, a fim dos fermentos do iogurte poderem posteriormente executarem a sua função corretamente,sem que a ação de outras bactérias o atrapalhem.
3)Arrefecimento
Após a pasteurização do leite com os ingredientes adicionados, este é arrefecido.
4)Inoculação de fermentos.Aquecimento e fermentação
A inoculação de fermentos e a adição das duas bactérias fermentativas que caracterizam o iogurte: Lactobacillus bulgaricus e Streptococus thermophilus

O produto é então aquecido em 42°C,temperatura ótima para que os fermentos se desenvolvam.
A fermentação é a parte em que os leites são transformados em iogurte. Esses fermentos transformam parte da lactose existente no leite

Em ácido láctico.É nessa fase que, devido no meio ácidos proteínas coagulam e o iogurte começa a ganhar sua textura característica.
5)Arrefecimento
Quando o iogurte já adquiriu as características desejadas é preciso parar a fermentação. Isto é conseguido através de um arrefecimento rápido para uma temperatura média de 4°C. As bactérias lácticas a essa temperatura ficam “adormecidas” e sua atividade é realizada devagar.
6)Mistura de frutas
É nessa fase que os aromas e as frutas são adicionados depende do produto que se quer obter.

7)Enchimento
Nessa fase enchem as embalagens e depois a fecham. Após serem embalados o produto passa por um túnel para obter a temperatura final que é 0°C e 6°C.
8)Armazenamento
Antes de ser feita a expedição, todas as operações terminam com o armazenamento final do produto ainda na fábrica onde se encontra

Entre 0°C e 6°C. Esse armazenamento é feito nas câmeras de expedição.
9)Transporte
É nos cais de expedição onde começa a viagem do iogurte. É La onde ele abandona a fábrica.
10) Conservação
Para manter o iogurte em boas condições, ele deve ser conservado em uma temperatura de 0°C e 6°C.

O iogurte faz bem para o organismo, pois ele possui bactérias benéficas para o nosso corpo, e também inibem a proliferação de bactérias causadoras de doenças no ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário